O QUE É DIABETES?

Diabetes é uma síndrome de origem múltipla, que é decorrente da incapacidade da insulina exercer adequadamente seu trabalho (efeitos), causando o aumento de açúcar (glicose) no sangue.



COMO ACONTECE? PORQUE?

Ela acontece porque o pâncreas não consegue produzir o hormônio insulina em uma quantidade adequada para preencher as necessidades do organismo, ou a insulina não é capaz de exercer sua atividade de maneira correta. Porque a insulina motiva a redução da glicemia ao deixar que o açúcar que está nas correntes sanguíneas possa entrar dentro das células, para ser utilizada como fonte de energia. Ou seja, se ele não agir corretamente, acontecerá um aumento de glicose no sangue, consequentemente causando a diabetes.


TIPOS DE DIABETES

Tipo 1
A diabetes tipo 1, acontece quando a produção de insulina no pâncreas é pouca. O pâncreas perde a capacidade de produzir a insulina em consequência de um efeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. O portador da diabetes tipo 1, precisa de injeções diárias de insulina para manter a glicose no nosso sangue em valores normais.

Tipo 2
A diabetes tipo 2, é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose (principal fonte de energia do corpo). O portador da diabetes tipo 2, pode resistir a efeitos da insulina (hormônio que regula a entrada de açúcar nas células). Quando a pessoa não é tratada, a diabetes pode ser fatal.


PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA AJUDA?

Sim, ajuda. Para os diabéticos, o exercício reduz a gordura dos órgãos, melhorando o aproveitamento da glicose pelos músculos. Reduzindo muitas vezes as dozes de insulina e ajudando a prevenir problemas associados a diabetes. Benefícios para quem tem diabetes e pratica atividades físicas:

Redução dos níveis de gordura corpo levitando outras doenças que acabam se ligando a diabetes;

Potencialização dos efeitos dos medicamentos fazendo alguns casos em parceria com o médico é lógico a redução da quantidade de medicamento;

Manutenção no peso corporal fazendo com que o mesmo tipo e quantidade de medicamento façam o efeito desejado;

Ativação da circulação e do sistema vascular aumentando o fluxo sanguíneo;

Redução dos problemas de circulação sanguínea dos braços e pernas;

Aumento da glicose (diminuição da resistência a insulina) na célula reduzindo muitas vezes no diabetes tipo 2 o uso de medicamentos;

Melhora da disposição no dia a dia e resistência nas atividades profissionais e familiares.


LEMBRANDO: O sincronismo da orientação do médico e do professor orientador deve ser perfeita!

Referências: 

Trabalho realizado pelas alunas Alessandra França, Natacha da Silva, Pamela Angelo e Keylla de Jesus - 2A
Sob orientação da prof. Estela Pereira - Ed. Física

Comentários