ENEM 2018 tem novidade

Atenção estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que pretendem prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2018. O Ministério da Educação, responsável pela organização e aplicação das provas, divulgou as datas de inscrição e das provas. A novidade é que neste ano a prova do segundo dia (Ciências da Natureza e Matemática) terá cinco horas de duração. No ano passado foram quatro horas e meia. No primeiro dia o tempo não terá alteração: serão cinco horas e meia de duração.

Neste ano as inscrições estarão abertas de 7 a 18 de maio. Como no ano passado, as provas serão em dois domingos, dias 4 e 11 e novembro. No primeiro dia os candidatos farão as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, com duração de cinco horas e meia. No segundo dia serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Os resultados do ENEM poderão ser utilizados em processos seletivos para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado, o SISU. Em nossa região, a Universidade Federal do ABC (UFABC) aceita as notas para admissão. Também poderão ser usadas para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para conseguir financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Isenção na inscrição - A taxa de inscrição em 2018 não teve alteração: R$ 82 e poderá ser paga entre 7 e 23 de maio. Estão isentos do pagamento da taxa alunos que cursam a última série do ensino médio em escola pública ou que tenha cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também está isento o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Em 2018 também estão isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Informações: Portal UOL

Comentários