Cartilha orienta profissionais a lidar com a violência escolar
Para enfrentar a questão da violência escolar, que infelizmente cresce a cada dia, o Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Violência (Greivi), da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto elaborou a cartilha Violência Escolar: Ações de Intervenção e Prevenção.
Segundo a professora da EERP Zeyne Scherer, o material foi elaborado para ampliar o conhecimento de alunos, familiares, professores, coordenadores, diretores, funcionários e outros interessados. Uma das idealizadoras da cartilha, ela afirma que a expectativa é que isso os leve a responder positivamente frente a situações de violência e a adotar medidas preventivas, consequentemente, promovendo a saúde mental nas instituições de ensino.
A cartilha traz um conteúdo atual e aborda temas como: as formas de manifestação da violência escolar; classificação da violência quanto à natureza dos atos; bullying; consequências da violência escolar na saúde, na cognição e na socialização. Também traz informações sobre ações de intervenção e prevenção e de programas socioeducacionais e, ainda, sobre o cyberbullying.
Capacitar os profissionais das escolas, discutir o tema com a comunidade e buscar ajuda e parcerias com especialistas são algumas das ações sugeridas para prevenir situações de violência. A cartilha está disponível on-line.
A matéria completa do Jorna da USP está disponível em: jornal.usp.br/?p=204498
Comentários
Postar um comentário